Abril / maio / junho de 2010
  • Relançamento do Natura Campus propõe interatividade e cooperação científica
  • Monique Lopes

Nascido de uma parceria entre a Natura e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) estabelecida em 2003, o Programa Natura Campus faz a ponte entre a empresa e instituições de ciência e tecnologia para pesquisas em tecnologias inovadoras e o possível desenvolvimento de novos produtos Natura. Com o relançamento em novembro de 2011, o Programa ganha duas novas frentes de pesquisa, além de um novo portal. E lança novos desafios para pesquisadores de áreas diversas.

Segundo Adriano Jorge, gerente de Parcerias e Fomento da Natura, o programa muda com a intenção de intensificar o relacionamento e aumentar a proximidade com os parceiros, proporcionando também maior abertura a novos projetos. “Além das propostas de projetos que já recebíamos, e isso agora será feito através de chamadas periódicas, a partir de editais que serão divulgados no portal, temos como novidade o lançamento de desafios. Vamos lançar desafios técnicos à comunidade científica, relacionados a coisas que a Natura está buscando, nas mais variadas áreas. A grande mudança é essa, estamos trazendo muitas outras formas de interação, diferente do que era antes, justamente para estarmos sempre próximos, a fim de gerar novas ideias, cooperar e fazer novos projetos”, afirma Jorge.

E o primeiro desafio já foi lançado: o novo portal (www.naturacampus.com.br), que está no ar, traz uma área dedicada a blogs de divulgação científica, para os quais a Natura procura parceiros. “Serão selecionados quatro divulgadores, um para cada frente de pesquisa”, explica o gerente, “A ideia é que eles possam colocar ao menos dois posts por mês no blog, sobre temas científicos de fronteira e que ao mesmo tempo estejam alinhados com as frentes de pesquisa da Natura”. A seleção será feita até março de 2012 e os interessados devem ser pesquisadores de alguma área correlata a essas áreas do programa que são: “ciências clássicas e avançadas de pele e cabelo”, “tecnologias sustentáveis”, e as novas “ciências do bem estar” e “sentidos e design de experiências”.

Para a inscrição de projetos, as chamadas serão lançadas a partir do primeiro semestre de 2012. Não há um limite para a seleção de pesquisas a serem realizadas simultaneamente, e mesmo que a inscrição do projeto parta de um pesquisador, os contratos são sempre fechados com as universidades. “A política de parcerias pode ser encontrada no portal e a Natura preza sempre pela valorização e pela divisão de propriedade intelectual”, garante Jorge.

Além do relançamento interno e da reformulação do portal, o Natura Campus realizou durante todo o mês de novembro visitas a universidades para um relançamento presencial, por meio de palestras e discussões sobre o Programa. A última delas, que fecha o ciclo deste ano, será amanhã (30/11) a partir das 09h na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo.

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: