Abril / maio / junho de 2010
  • Chamada para Programa de Apoio a Núcleos de Excelência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançam chamada de propostas de pesquisa no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), que serão recebidas até o dia 13 de maio de 2011.

O programa visa a nortear a formação de grupos organizados de pesquisadores e técnicos de alto nível, em permanente interação, com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científica, capazes de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento do país.

Um núcleo deve ser formado por pesquisadores, estudantes e técnicos de dois ou mais grupos de pesquisa de instituições distintas, sendo que no mínimo três pesquisadores deverão pertencer à categoria PQ1 do CNPq ou ter perfil equivalente, além de pertencerem ao quadro permanente de uma ou mais instituições participantes. Estes serão os pesquisadores principais do núcleo.

Podem participar da seleção pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas sem fins lucrativos, no estado de São Paulo. Além dos pesquisadores principais do núcleo, outros poderão participar como pesquisadores colaboradores.

As propostas devem ser apresentadas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos da Fapesp. Aplicam-se as condições e restrições da modalidade, excluindo-se as restrições e condições explicitamente excepcionadas nesta chamada. E para promover a aderência entre as normas da Fapesp e do Pronex/CNPq, esses projetos poderão ter a duração de, no máximo, 48 meses.

As propostas deverão buscar soluções novas e criativas, com abordagens ousadas, originais e não-convencionais para os desafios científicos e tecnológicos centrais relacionados às diversas áreas do conhecimento.

Todos os projetos selecionados devem resultar em presença detalhada na web e relevantes publicações e apresentações em conferências científicas internacionais. Outros canais podem incluir workshops regionais, seminários de pós-graduação e itens curriculares como cursos ou materiais para cursos.

O total de recursos oferecido para atender às propostas selecionadas na chamada é de R$ 18 milhões, sendo 50% oferecidos pela Fapesp e 50% pelo CNPq.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/6165 

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: