Abril / maio / junho de 2010
  • Fapesp assina acordo com universidades canadenses

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinou um acordo de cooperação científica e acadêmica com as universidades de Toronto e de Western Ontário, no Canadá. O objetivo é promover e apoiar projetos de pesquisa envolvendo a colaboração entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo e de Ontário.

O total investido na ação é de 200 mil dólares canadenses (cerca de R$ 330 mil). A Fapesp será responsável pela contribuição de 100 mil dólares canadenses e a outra metade será dividida entre as duas universidades.

Segundo declaração de Celso Lafer, presidente da Fapesp, à Agência Fapesp, o acordo representa mais uma ação de internacionalização da fundação. “Tanto a Universidade de Toronto como a Universidade de Western Ontario integram um processo mais abrangente que representa possibilidades de pesquisa e de interação entre pesquisadores do Estado de São Paulo e pesquisadores dessas duas universidades”.

O vice-presidente da Universidade de Western Ontário, Ted Hewitt disse, também à Agência Fapesp, que esse tipo de intercâmbio ainda é pouco praticado entre cientistas canadenses e brasileiros. Ele espera que com as chamadas de propostas e outras ações previstas no acordo se estimule a realização de projetos de pesquisa conjuntos entre os dois países.

Fundada em 1827, a Universidade de Toronto é a maior no Canadá e tem seu ensino e pesquisa reconhecidos internacionalmente. De acordo com o Times Higher Education Supplement, a universidade é uma das cinco no mundo posicionadas entre as 16 maiores nos rankings em todas as áreas do conhecimento. Ela conta com mais de 2,5 mil professores, 65 mil estudantes matriculados e outros 6,5 mil alunos estrangeiros, divididos em cinco campi e institutos de ensino e pesquisa.

A Universidade de Western Ontario foi fundada em 1878, e conta com cerca de 3,5 mil professores e pesquisadores e 30 mil estudantes em seus mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação e especialização.

Mais informações sobre o acordo: www.fapesp.br/acordos/toronto_ontario.

 

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: