Abril / maio / junho de 2010
  • Chamada para programa de apoio a núcleos de excelência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  recebem até o dia 13 de maio, propostas de pesquisas no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex). O programa visa a nortear a formação de grupos organizados de pesquisadores e técnicos com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científica e em permanente interação.

Os  núcleos de excelência devem funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento do país. Devem ser formados por pesquisadores permantentes de uma ou mais instituições participantes, além de estudantes e técnicos de dois ou mais grupos de pesquisa de instituições distintas. Pelo menos três pesquisadores deverão pertencer à categoria PQ1 do CNPq ou ter perfil equivalente.

A chamada tem como objetivo identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada, de classe mundial, em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Pronex. Podem participar da seleção pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas sem fins lucrativos, no estado de São Paulo. Além dos pesquisadores principais, é prevista a participação de pesquisadores colaboradores.

As propostas devem ser apresentadas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos da Fapesp. Aplicam-se as condições e restrições da modalidade, excluindo-se aquelas restrições e condições explicitamente excepcionadas nesta chamada.

As propostas deverão buscar soluções novas e criativas, com abordagens ousadas, para responder aos desafios científicos e tecnológicos centrais relacionados às diversas áreas do conhecimento. Todos os projetos selecionados devem resultar em presença detalhada na web e relevantes publicações e apresentações em conferências científicas internacionais. Outros canais podem incluir workshops regionais, seminários de pós-graduação e itens curriculares como cursos ou materiais para cursos.

O total de recursos oferecidos para atender às propostas selecionadas na chamada é de R$ 18 milhões, sendo 50% oferecidos pela Fapesp e 50% pelo CNPq. A previsão para conclusão dos projetos é de 48 meses.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/6165

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: