Abril / maio / junho de 2010
  • Consulta pública sobre Acordo de Livre Comércio é prorrogada
  • Bruna Azevedo

 Foi prorrogado para o dia 24 de janeiro de 2011, o término da consulta pública sobre o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia. O objetivo é abrir espaço para as dúvidas sobre as negociações serem esclarecidas.

O processo de negociação entre Mercosul e União Européia (UE) teve seu início em 1995, porém, foi paralisado em 2004 diante de desentendimentos entre líderes dos dois blocos. Em maio deste ano, em Bruxelas, após reuniões com representantes dos dois lados, as negociações comerciais para a assinatura de um acordo de livre comércio com o Mercosul foram retomadas.

E visando o esclarecimento desse acordo, por meio de consulta, associações e entidades de classe poderão se manifestar sobre a proposta européia de requisitos específicos de origem para os produtos das negociações entre os dois blocos econômicos.

As manifestações devem ser caracterizadas como favoráveis ou contrárias à proposta da União Européia, sendo a última acompanhada de uma justificativa, e encaminhadas por meio de documento escrito para o Departamento de Negociações Internacionais (Deint) e cópia digital por e-mail (deint@mdic.gov.br). O documento deve conter também os dados sobre a associação ou entidade manifestante.

Para mais informações sobre a proposta européia, acesse http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=2635&refr=1893

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: