Abril / maio / junho de 2010
  • MCT lança edital para incentivo as Ciências do Mar
  • Bruna Azevedo

 Nos últimos anos, o meio científico tem convivido com uma série de dificuldades, como falta de iniciativas de monitoramento e indisponibilidade de instrumentos, para realizar pesquisas na área de Ciências do Mar. Pensando nisso, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do CNPq, lançou um edital para promover a formação ou consolidação de dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) com foco na Plataforma Continental Brasileira de Norte a Sul.

Os temas deverão abordar pesquisa, desenvolvimento e inovação exclusivamente relacionados às Ciências do Mar nas seguintes categorias: grandes equipamentos e infraestrutura; valorização dos recursos vivos; conhecimento dos fundos marinhos; geodiversidade e biodiversidade; papelo do oceano nas mudanças climáticas; formação e capacitação de pessoal qualificado; transferência de conhecimento para a sociedade; e formulação de políticas públicas.

As instituições interessadas devem encaminhar seus projetos ao CNPq por meio do formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O valor máximo de cada projeto não poderá exceder R$ 15 milhões e, as propostas aprovadas serão financiadas com recursos federais no valor de R$ 30 milhões oriundos do FNDCT.

Para mais informações, confira o edital http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/071.htm

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: