Abril / maio / junho de 2010
  • Feira de recrutamento torna-se ferramenta de inovação para empresas
  • Bruna Azevedo

 

No dia 12 de agosto, foi realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a 11ª edição da Feira de Recrutamento Talento. O evento anual e gratuito é organizado pelo Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp e vem se firmando desde 1999 como a maior feira de recrutamento do estado de São Paulo.

A grande procura dos universitários por um programa de estágio e dos recém-formados pela oportunidade de participarem de um programa de trainee faz com que muitas empresas invistam consideravelmente em seus recém-contratados. A vantagem é o benefício para os dois lados, pois o candidato ganha um bom salário acrescido de muita experiência e a empresa forma um especialista sobre seu produto e fábrica. Além disso, a inovação pode vir como um bônus para os dois.

“Participar é uma forma de inovar”. Esse foi o argumento inicial usado pelo especialista em recursos humanos (RH) e responsável pelas contratações da Motorola, Alex Cerqueira, durante a palestra de apresentação do evento. A empresa, que já participa da feira há anos, já obteve várias respostas positivas do investimento nesses novos talentos, no desenvolvimento de seus produtos. “Como a maior parte de nossos consumidores é o público jovem, a feira nos traz tanto alguém cheio de ideias como também um feedback do produto”.

Já para a empresa Fumagalli, a participação representa um novo passo na transição após um período de crise em 2008. “O estagiário está cercado de ideias e só precisa de um espaço para expô-las. Então, abrimos esse espaço”, afirma Eduardo Tibério, do departamento de Engenharia de Processos. “Já tivemos estagiários que hoje se efetivaram e trabalham no departamento criado com a sugestão deles mesmos, de quando eram estagiários”.

A Talento contou com a presença de 51 empresas que interagiram com os estudantes e participantes. O evento também disponibilizou um banco de currículos, além de promover mesas-redondas, palestras e oferecer estandes para as empresas apresentarem seus processos seletivos aos futuros candidatos.

 

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: