Abril / maio / junho de 2010
  • Prêmio Jovem Cientista tem inscrições até dia 30
  • Bruna Azevedo


A 24ª edição do Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até dia 30 de junho. A competição, uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq/MCT), a empresa Gerdau e a Fundação Roberto Marinho, é uma das mais importantes premiações científicas da América Latina.

Este ano, o tema é Energia e Meio Ambiente - Soluções para o Futuro e o desafio aos participantes será o de reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de energia, propondo o desenvolvimento e uso de fontes alternativas.

São cinco categorias premiadas: Graduado; Estudante de Ensino Superior; Estudante de Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional. As duas primeiras têm como linhas de pesquisa: fontes alternativas de energias não poluentes; exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo); impacto socioambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis; controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético; edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais); eficiência das diferentes fontes de energia; uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica; ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia; produção sustentável de biodiesel; tecnologias energéticas apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas, e impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site http://www.jovemcientista.cnpq.br até dia 30 de junho. O total de premiações está estimado em R$ 150 mil.

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: