Abril / maio / junho de 2010
  • VITRINE
  • Abertura central dá estabilidade


A necessidade de buscar petróleo em águas cada vez mais profundas fez pesquisadores brasileiros desenvolverem uma plataforma de extração capaz de manter maior estabilidade. Feita de uma única coluna circular e com uma piscina (chamada de moonpool) no centro do casco, a estrutura flutuante possibilita minimizar as oscilações causadas pelas ondas e pelo vento. Batizado de MonoBR, o projeto foi patenteado em 2003 pela Petrobras e já gerou outras patentes.

Uma abertura restrita na parte inferior da piscina, bem dimensionada, amortece os movimentos: quando a onda do mar sobe, o volume de água da piscina faz o movimento contrário, compensando a oscilação. Aberturas no casco nunca tinham sido projetadas com essa finalidade. A geometria cilíndrica e contínua, por sua vez, suporta melhor as inclinações se comparada a outras estruturas.

O trabalho de Ana Paula dos Santos Costa, Kazuo Nishimoto e Isaías Quaresma Masetti foi fruto da parceria entre o Departamento de Engenharia Oceânica e Naval da Escola Politécnica da USP, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: