Abril / maio / junho de 2010
  • VITRINE
  • Trajetória da broca vista em 3D
Desvio da perfuração e visualização através do software
Bit Navigator
Foto: Reprodução


Visualizar a trajetória da perfuração de poços de petróleo, fundamental para garantir produtividade de óleo e gás ao final do processo da construção de um poço, pode se tornar uma tarefa mais simples. Um software patenteado pela Unicamp é capaz de mostrar, em três dimensões, a inclinação da broca e outros dados, como o quanto se avançou na perfuração e sob qual pressão.

“Nem sempre a perfuração de um poço de petróleo é vertical: algumas vezes, a broca desvia de direção indesejadamente, pois as rochas oferecem resistência a ela”, explica um dos inventores, Celso Kazuyuki Morooka, professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.

À medida que as informações são colocadas, o software é capaz de indicar as soluções. Os sistemas existentes até agora mostravam dois planos independentes e o operador era quem tinha que tirar as conclusões. Criado em 2005 por Morooka, José Ricardo Pelaquim Mendes, Ivan Rizzo Guilherme, Kazuo Miura e Rogério Martins Tavares, o chamado Bit Navigator prevê a direção da broca em tempo real.

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: