Abril / maio / junho de 2009
  • LNLS recebe propostas para estudos em nível atômico

Pesquisadores devem enviar suas propostas para utilização das linhas de luz até o dia 21/09. O uso das instalações é gratuito e as propostas são avaliadas por comitês externos.

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) está recebendo propostas de cientistas interessados em realizar experimentos nas linhas de luz XAFS, TGM, DXAS, SGM, XRF, XRD2, XPD, SAXS e XRD1 no primeiro semestre de 2010. A linha SXS voltará a operar no próximo ano e também participa desta chamada. As propostas podem ser enviadas até às 17h do dia 21 de setembro via o Portal de Serviços do Laboratório (www.lnls.br). Aquelas aprovadas nesta chamada serão agendadas para realização nos primeiros meses de 2010, em período ainda a ser definido.

Nas linhas de luz é possível desenvolver pesquisas em escala atômica nas mais diversas áreas, como química, física, engenharia de materiais, meio ambiente e ciências da vida. Cada linha dispõe de uma técnica distinta para se desvendar a estrutura de materiais, tanto sintéticos como biológicos. Como laboratório nacional aberto e multiusuário, o LNLS disponibiliza gratuitamente suas instalações a pesquisadores que buscam realizar estudos na fronteira do conhecimento. Projetos cujos resultados necessitam permanecer privados podem ser desenvolvidos no LNLS via a formação de convênios.

As propostas submetidas ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron passam pela avaliação de comitês externos e três aspectos essenciais são considerados na análise e seleção daquelas a serem realizadas no Laboratório: - relevância científica ou tecnológica do tema proposto; - competência dos pesquisadores autores da proposta; - viabilidade técnica das experiências propostas com os equipamentos disponíveis no LNLS.

Outras instalações

Também estão sendo recebidas, ininterruptamente, propostas para utilização dos laboratórios de Microscopia Eletrônica, de Microscopia de Força Atômica e Tunelamento e de Microfabricação do LNLS. O Centro de Biologia Molecular Estrutural (CeBiME), laboratório localizado no mesmo campus do LNLS, também está recebendo propostas para Ressonância Magnética Nuclear.

Confira no link a seguir todos os prazos para submissão: (https://www.lnls.br/lnls/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=84

 

Sobre o LNLS

Localizado em Campinas, São Paulo, o LNLS é o único centro da América Latina a contar com uma Fonte de Luz Síncrotron. O Laboratório é uma instituição pública operada pela Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outras informações podem ser obtidas enviando um e-mail para aco@lnls.br.

Com informações da Assessoria de Comunicação do LNLS.

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: