Julho / agosto de 2007
  • NOTAS - INOVAÇÃO
  • Paraty: sinônimo de cachaça
Moinho de alambique em Paraty

O município de Paraty, no Rio de Janeiro, está comemorando a conquista do registro de Indicação Geográfica para o seu produto mais típico: a cachaça. Produto originalmente brasileiro, já com registro como Cachaça do Brasil, por decreto presidencial, agora ganha a certificação que atesta que a aguardente produzida nessa região segue as diretrizes da certificação de origem.

Tal certificação deve aumentar o valor agregado do produto, diferenciando-o dos demais, preservando suas particularidades, além de estimular os investimentos na própria área de produção, com valorização das propriedades, aumento do turismo, do padrão tecnológico e da oferta de empregos. Outros produtos brasileiros que já obtiveram o registro de Indicação Geográfica foram os vinhos finos do Vale dos Vinhedos, a carne proveniente do Pampa Gaúcho Meridional, ambos no Rio Grande do Sul, e o café da região do Cerrado de Minas Gerais.

A expectativa dos alambiques de Paraty é que a certificação garanta ainda outras vantagens, como fidelização do consumidor ao produto, melhora na comercialização e maior competitividade no mercado internacional, uma vez que as indicações geográficas projetam a imagem associada à qualidade e tipificação do produto, promovendo garantia institucional da qualidade, reputação e identidade do produto.

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: