• NOTÍCIAS
  • 1º Conecta - Evento discute transferência de tecnologia da universidade para o mercado
  • Patrícia Mariuzzo

Acontece hoje (27/9), em São Paulo, o 1º Conecta, evento que vai discutir conceitos, metodologias e práticas sobre a avaliação do potencial de comercialização de tecnologias produzidas por universidades e institutos de pesquisa científica, a partir da experiência do Programa de Investigação Tecnológica do Estado de São Paulo (PIT-SP).

Embora já não se questione mais a vocação do Brasil para gerar conhecimento, há um ponto crucial a ser discutido: por que é tão difícil transformar esse conhecimento em benefícios para a sociedade. Muitos são os fatores que levam a essa dificuldade. A baixa presença de pesquisadores nas empresas é um aspecto importante para a definição deste quadro. Segundo dados da Pintec 2000, a maioria deles, aproximadamente 75%, trabalha em centros de ensino superior e de pesquisa públicos, em regime de dedicação exclusiva. Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo, onde 80% dos cientistas trabalham no setor privado (dados da Organisation for Economic Co-operation and Development, Main Science and Technology Indicators, November 2003). A falta de relacionamentos mais estreitos entre universidades e o setor produtivo, o receio de arriscar e investir em longo prazo e a pouca disseminação da cultura de inovação no país são também fatores determinantes para a caracterização desta realidade.

O programa PIT-SP é uma tentativa de mudar este cenário. Seu objetivo é avaliar e qualificar o potencial de mercado de tecnologias inovadoras originadas em cinco das maiores instituições de pesquisa do Brasil: UNICAMP, USP, UNESP, IPT e IPEN. Além disso, busca capacitar pessoal e estabelecer uma maior interação entre as demandas tecnológicas do mercado e a capacidade científica dos centros públicos de pesquisas, promovendo uma maior aproximação da ciência e da sociedade.
O 1º Conecta é uma realização do Programa de Investigação Tecnológica do Estado de São Paulo (PIT-SP) quer aproximar os diversos participantes inseridos no contexto da inovação: governo, fomentadores, investidores, pesquisadores, empreendedores, universidades e centros de pesquisa. O evento é apoiado pela Finep e pela Fapesp.

 

Quem somos | Vendas e assinaturas | Publicidade | Fale conosco

Revista Conhecimento & Inovação
ISSN 1984-4395

Realização: